O que você paga quando contrata um fotógrafo?

163

Quando vamos começar uma busca por um fotógrafo, pedindo orçamento, os valores podem parecer um pouco caro por seus serviços prestados. Mas por trás do valor e do “mais é só apertar um botão” existe uma infinidade de coisas que agrega no valor final.

Então, vou listar aqui para vocês apenas algumas coisas que você está pagando ao contratar um fotógrafo. Vamos lá?

Marketing

Tudo começa pelo marketing, pois se não fosse por ele, provavelmente você nunca teria me encontrado, certo?

Para que você nos encontre, passamos muito tempo investindo tempo e dinheiro em marketing. São custo com sites, anúncios nas redes sociais, criação de conteúdo, propagandas e por ai vai.

Preparação

São horas e mais horas de preparação que ninguém ve. Vários e-mails, ligações e videos chamada. Muitas reuniões, tanto com clientes quanto com fornecedores, para todos estarmos alinhados no dia do evento, por exemplo. Também fazemos visitas técnicas em todo lugar que vamos fotografar para conhecer o ambiente antes do evento e ensaio. Elaboração dos contratos, mais reunião, e-mails, ligações e videos chamada, limpeza de todos os equipamentos, pré eventos, preparação antes de cada trabalho realizado e muitas outras coisas que não vamos falar aqui, porque a lista é bem grande e o texto ficaria gigantesco, então vamos ficar só com uma pequena amostra, ok?

Horas fotografando

Pra muita gente pode parecer que “é só apertar um botão”, mais vai muito além disso.

Um único ensaio leva de 2 a 3 horas, isso quando não acabamos passamos o dia todo com o cliente, porque dependendo da locação do ensaio, isso pode levar mais horas do que o planejado.

Em um casamento por exemplo, começamos no Making Off da noiva que normalmente é durante a manhã e só terminamos de fotografar no final da festa, o que as vezes também termina quando o outro dia já está amanhecendo e nós sempre somos os últimos a sair. Então se parar para pensar, são bem mais de 12 horas em pé fotografando sem parar. 

Vele lembrar que a cada hora fotografado, tem em média de 3h a 4h de seleção de imagem, edição, pós produção…

Tratamento das Imagens

Já parou pra pensar que nós somos os únicos fornecedores do evento que leva trabalho para casa? É isso mesmo.

Depois de horas e mais horas em pé fotografando, assim que chegamos em casa, seja a hora que for, temos que descarregar todos os cartão de memória, fazer backup de tudo, limpar todos os equipamentos, guardar, e por ai vai… 

Iniciamos nosso trabalho sempre com a seleção das fotos, vamos escolhendo uma a uma com muita atenção. Após a seleção das imagens, começamos o tratamento das imagens, a edição e em média gastamos 15 minutos por foto. 

Em um ensaio com 200 fotos, são mais de 30 horas gastas com tratamento de imagem. Agora imagina em um casamento que são muito mais de 2.000 fotos?

Diagramação de Álbum

O álbum de fotos é um item indispensável, e nós amamos fazer cada álbum com a sua história, mas isso também leva tempo.

Para uma diagramação (montagem) de um álbum completo, levamos em média 5 horas. Isso tudo contando com a diagramação, a aprovação do cliente que as vezes leva dias, o pedido junto a gráfica, a gravação das mídias digitais, e por ai vai… 

Custo

Pode não parecer, mas a cada trabalho, a cada ensaio ou evento temos um custo considerável com transporte, alimentação e assistentes. Isso sem falar no custo geral com equipamentos, muitos cursos e workshops realizados todos os anos, energia elétrica, softwares usados para edição de imagens, marketing…

Isso sem falar no custo emocional, não temos finais de semana, sempre deixamos nossa família para estar com a sua, para registrar seus melhores momentos.

Especialização

Não é “só apertar um botão” e pronto, por trás disso tem muito estudo envolvido.

Já perdi as contas de quantos cursos, palestras, workshops e congressos já participei. Nunca paramos de estudar. São horas incontáveis de estudos constantes, participação em congressos e workshops. Durante o ano, são vários que fazemos, sempre estamos nos aperfeiçoando para melhor atender vocês.

Equipamento

Esse é um assunto bem delicado. Tudo no mundo da fotografia é muito caro, dependemos sempre do dólar. Você sabia que uma única lente para a camera pode custar bem mais de 5 mil reais? E uma câmera pode custar mais de 20 mil reais? 

É isso mesmo, sem falar nas inúmeras lentes que temos que ter, câmeras reserva, flashes, computadores de última geração, softwares de edição, cartão de memória de muitos GB, acessórios…

Cada equipamento que temos custa muito, o investimento é bem alto. Para vocês terem uma idéia, só para limpar uma única lente, o valor é de R$ 1.000. E isso temos que fazer com frequência, tanto nas lentes quanto na câmera.

Imagina em um ensaio/evento um equipamento cai no chão? Esse é um risco que corremos diariamente. Dói só de pensar, rs.

Bom pessoal, isso é apenas uma pequena parte, por trás tem muito mais. Eu poderia passar horas e horas aqui escrevendo pra vocês tudo o que fazemos no “backstage"e que ninguém vê. Se você parar para pensar, depois de ler isso tudo, vai perceber que não é tão caro como você achava, não é verdade?

Valorize seu fotógrafo, ele eterniza seus melhores momento!

Solicite um orçamento!

Vem falar com a gente através do nosso WhatsApp!

Esperamos conhecer você em breve!





O que você paga quando contrata um fotógrafo?

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

book book fotografico ensaio casal Ensaio Familia Ensaio Floripa ensaio fotografico Ensaio Gestante Ensaio Praia fotografo casamento fotografo florianopolis fotografo floripa Pre Wedding sessão fotografica Sessão fotos

Quem viu também curtiu

O que levar para o ensaio fotográfico?

O Que é o Ensaio Revelação?

O Que é o Ensaio Smash The Cake?

Logo do Whatsapp